sexta-feira, 29 de julho de 2011

Torta de atum

Ingredientes:
4 ovos inteiros
Meio copo de óleo
1 copo de leite
1 Colher de pó Royal
8 Colheres de farinha de trigo
4 Colheres cheias de queijo ralado
2 colheres de manteiga em temperatura ambiente
1 Pitada de sal (a gosto)

Modo de preparo: 
1º- Faça o recheio. Para 1 receita, uso dois potes de atum enlatado (ou a mesma medida de atum fresco, se preferir). Em uma frigideira, doure 1 cebola picada e 3 dentes de alho picado no azeite. Retire o líquido do pote de atum, e "esfarele-o", misturando com o alho e a cebola. Coloque uma pitada de sal, e 4 colheres de chá de molho de tomate (sem tempero).

2º- Bata os ingredientes no liquidificador. Primeiro os líquidos, e depois a farinha aos poucos. Eu adicionei 2 colheres de manteiga a essa receita, pois a massa fica com uma consistência semelhante à de empada de queijo (mais crocante). Se quiser, diminua dois dedos da quantidade de óleo. Deixe para colocar o queijo ralado e pó royal por último, despejando a massa em uma tigela, e colocando-os delicadamente, misturando o queijo e o fermento com uma colher. 

3º- Escolha um tabuleiro mais fundo, unte com óleo. Coloque um pouco da massa cobrindo o fundo, e depois o recheio de atum, bem espalhado, terminando com o resto da massa por cima. 

4º- Essa torta pode ter qualquer recheio, inclusive o famoso frango desfiado com batatinha e catupiry (ou requeijão).

Tempo: Costuma assar de 30 a 35 min, em temperatura alta. Estará pronto quando a massa estiver bem dourada.

Esse tabuleiro grande levou 2 receitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário